Quem sou eu

Minha foto
Apaixonado pelo Fluminense Football Club e pelas crônicas de Nelson Rodrigues. Cronista do nosso Tricolor.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Coluna em Três Cores - Apocalypse Now - 28/07/25: SÃO 3 x 1 FLU 17ª rodada BR25



Está sendo escrito, desde 2.008, essa dicotomia anímica de nosso Clube. Muitas promessas foram feitas e algumas não cumpridas estão agora pesando na Psicosfera Tricolor. 

O Alfa e o Ômega ficam brincando com nossas emoções. Glórias e Desgraças parecem ser a mesma face de uma moeda que não tem mais valor!

O jogo em São Paulo foi cheio de oportunidades para mudarmos a história. Diversos gols anulados como que a dizer: Você não vai acordar? A Torcida estava lá, tal qual a de New Jersey e do Maracanã! Tricolores de Toda Terra apoiaram e seu sofrimento foi desprezado pelos que jogam e comandam nosso Futebol em Campo!

Mário! Renato! Jogadores! Vocês estão brincando com as Almas mais puras do Bretão Esporte. Estão derrubando-as uma a uma. Se não se importam com isso, serão julgados brevemente no Apocalipse deste final de Mundo.

Essa é a Coluna em Três Cores de hoje e

Eu sou o Cronista das Bestas Tricolor.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

24/07/25 – FLU 1 x 2 PAL - Coluna em Três Cores - Jogo dos Mil Erros


Estamos tendo visão do impossível, mas do lado negativo. Quem poderia imaginar o Fábio tomando aquele gol e o Martinelli dando o passe que deu? Isto é prova cabal que TUDO está errado.

O Palmeiras nem precisava jogar (e realmente nada jogou) para vencer o jogo. 

Não estou aqui para destruir a imagem desses dois dos jogadores, mas explicitar que precisamos urgentemente mudar, não nesses dois, que nem apupados foram, mas de todos os demais que sequer conseguem dar um chute ao Gol.

Já ultrapassamos a linha do Não Retorno. Agora ou o FLU se conscientiza que precisa reduzir danos ou teremos a praga egípcia de 2.024 retornando em 2.025! Só que agora não temos mais o excepcional Jhon Árias no FLU. 

Mário: só você é responsável por resolver essa situação. Não “terceirize” nem se esconda nas alamedas das Laranjeiras. Saia do seu mundo e conserte as cagadas que você mesmo fez!


Essa é a Coluna em Três Cores de hoje e

Eu sou o Cronista Borrado Tricolor

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Coluna em Três Cores - UM, DOIS, TRÊS! 21/07/25 – fra 1 x 0 FLU


Nada mais insalubre do que abrir um presente de aniversário cheio de dejetos. Nas últimas TRÊS partidas foram desgostos. Os DOIS primeiros jogos até entendo que não jogamos bem, agora esse último? Perder para eles um jogo igual?

Hoje o Fluminense faz seu aniversário de UM, DOIS, TRÊS anos. Merecíamos comemoração. Recebemos de presente123 Cavalos de Tróia num único dia!

Comemoração parece hoje uma palavra abjeta, depois de proferida de forma totalmente inadequada por aquele que hoje está no maior trono do mundo do futebol: a Presidência do Fluminense.

Eu que dias atrás disse que uma Era se finalizara, verifico que não começou nada bem essa nova Era. Ou será ela já está natimorta?

Como eu acredito em tradições, apegar-me-ei a esta: Acabamos de finalizar nosso “inverno astral”, já que palavras de baixa vibração não têm lugar por aqui.

Para isso, urge mudanças! Desde 2.023 perdemos todos nossos jogadores principais, quer por vendas de Nino, André e Árias; quer por aposentadorias de Felipe e Marcelo; e, finalmente, por inatividade de Cano e Ganso.

Mário Augusto (pois está no Trono do Império do Bem): Agora é com você! Não posso admitir que nada fará frente ao que está vendo e mais uma vez se escore no escudo do “Técnico da vez”.

Você que diz ser o estudioso-mor (?), exponha esse seu conhecimento recuperando IMEDIATAMENTE uma equipe Campeã que esteja pareada às tradicionais Três Cores.

E a você, Fluminense Footbal Club, parabéns e obrigado por existir!


Essa é a Coluna em Três Cores e hoje e

Eu sou o Cronista com doce estragado na boca Tricolor.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Coluna em Três Cores - A Hora de Fazer as Contas - Semifinal Copa do Mundo de 25 - 09/07/2025: FLU 0 x 2 CHE

Ciclos se encerram e precisamos saber terminá-los. Na contabilidade isto ocorre em datas específicas, normalmente as Gregorianas de 12 meses. Mas o Futebol tem suas características e, na História do Fluminense, já tivemos várias tais como: as do Timinho de 51/52, das “Máquinas” de 75/76 e 83/84/85 além dos anos magníficos do Tri-Tetra Brasileiro!

No entanto, talvez, a mais vitoriosa de todas esteja agora sepultada nesse Oito de Julho. Muitos talvez tivessem considerado a retomada a partir de 21/22 como encerrada em Quatro de Novembro. 

Outros avaliam que a porta se fechara numa Recopa, num inusitado Vinte e Nove de fevereiro, pois afinal, o ano de 2024, se transformara depois num calvário.

Não, mil vezes não! Como aceitar um ocaso numa vergonhosa luta do cadafalso de um Z4?

Tenho agora a Certeza que a Reconstrução do Clube que começara com Abel e Diniz. Depois com a reorganização de Mano chegou a um fim justo agora com Renato.

É isso! Não estou orgulhoso por haver cumprido o papel mais augusto entre os times brasileiros, sul-americano, americanos e Sul-Globalistas dessa Copa do Mundo de Clubes. 

SINTO-ME JUSTIFICADO, quase de forma divina, pois a nós é dado o sofrimento para nos fazer crescer, tendo aquilo que é nosso, pois conquistado foi! Rejeito benefícios ou ajudas de Instituições e Poderes Ocultos!

Torcida do Fluminense: Vocês agora são responsáveis por carregar esse legado. Não fujam à Luta, pois ela sempre está começando a cada apito do início de um jogo. NÓS INCOMODAMOS e quero que vocês saibam que para ser Tricolor precisa estar confortável nesse INCÔMODO!  


Essa é a Coluna em Três Cores de Hoje e

Eu sou o Cronista Contabilista de Eras Tricolor

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Coluna em Três Cores - Viver é melhor que Sonhar – 01/07/25 – INT 0 x 2 FLU Oitavas da Copa do Mundo de Clubes


Às vezes a Realidade nos esbofeteia porque resolvemos não acreditar. É um espírito desalmado que nos assalta e nos faz ficar no rosto com um misto de sorrir e envergonhar-se

Como não acreditar no Impossível que é o nosso Fluminense?

Logo eu que vivi por séculos os enormes feitos desse Fluminense! Bem sabemos que nada conseguimos até agora, senão o entendimento que precisamos nos exigir como Torcedores cada vez mais: pela nossa história, nossa garra, nossos heróis.

Se eles são a Cobra nós somos o Senta Pua, a Cobra que fuma, dos nossos heróis, o Pracinhas, que muito fizeram nas terras italianas e que agora repetimos em terras estadunidenses.

Temos que acreditar cada dia mais, a cada fase, a cada final, como se não fosse... a última. O Sonhar faz parte do Fazer e se há algo que as Três Cores exige de seus escolhidos é “cerrar punhos” para mais uma guerra. Aproveitemos esses dias de trégua, antes da próxima batalha, para que recarreguemos todo nosso arsenal de esperança verde-branco-grená!

Essa é a Coluna em Três Cores e

Eu sou o Cronista Boa Praça Tricolor

Vejam as colunas disponíveis!

Coluna em Três Cores - Justiça em Jogos Grandes 02/02/26 5ª rodada Carioca BOT 0 x 1 FLU

O Fluminense foi feito para disputar e Ganhar Grandes Jogos. Não importa se por uma diferença mínima! O que nós, verdadeiros Tri...