Quem sou eu

Minha foto
Apaixonado pelo Fluminense Football Club e pelas crônicas de Nelson Rodrigues. Cronista do nosso Tricolor.

domingo, 24 de agosto de 2025

Coluna em Três Cores - Hoje, há algo que se aproveite?BragaBulls 4x2 Flu 21ª rodada BR25

Menos ainda depois de ouvir nosso Técnico falar que percebera, no aquecimento, o desânimo da Equipe! Que palhaçada é essa de estarem “distraídos”? Como pode, elenco de milionários, com pagamentos em dia, terem tempo para pensar em algo além da Vitória?

Há um espírito desleixado que habita as alamedas de Laranjeiras. Há algo não expresso em palavras, uma falta de compromisso, um ar lascivo, que se esgueirou no CT e parece não ter a repulsa que teria caso ainda houvesse um Espírito de Fred e Felipe Melo por lá.

Bando de Frouxos! 

Mas a luz de um tênue candeeiro pode estar se acendendo. Infelizmente por ação direta do técnico NÃO É o de moleques meteóricos de Xerém, a saber: Davi e Fidelis; porque não acredito mais no renascimento do Urso e de Riquelme. 

A luz vem dos gringos Acosta e Moreno. Estou sendo precoce? Talvez sim, mas vi nesses jogadores a centelha do QUERER, coisa que, no resto da equipe, parece ser seletiva, o que, sozinho, não garantirá campeonatos.


Essa é a Coluna em Três Cores de Hoje e

Eu sou o Cronista Sofrido Tricolor

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

20/08/25 – FLU 2 x 0 AME - Coluna em Três Cores - Para “Calir” a torpe Blasfêmia - 8itavas Sula



Eu confio que o BEM sempre prevalecerá. Vai lá que há questões culturais que possam justificar tal símbolo na Colômbia, porém, NUNCA, um escárnio ultrajante ao nosso símbolo de Fé! Nosso Senhor que abraça carinhosamente a Cidade do Fluminense.

Eles tiveram seu castigo eterno!

Falando dos nossos “Santos”, a partida do Loiro Montevideano foi quase um resumo de suas valências. Brigador, incansável e assistente. Faltou-lhe só o Gol que, no jogo de ontem, falta não fez.

Agora o que dizer do imparável e incansável Martinelli, ou melhor: Maestronelli? Ele está se tornando uma peça indispensável e agora, com responsabilidade de pai, terá mais motivos para se tornar o Homem de Xerém dos nossos pedidos.

O Serna, motivo de nossas alegrias, não só pelos gols rompedores que faz, mas também pelo carinho que a Torcida lhe dá nos momentos de vexames. Ele sai rindo, não por desprezo, mas por estar, sempre, de Bem com a Vida. 

Não poderia terminar sem agradecer 1.391 vezes a esse ícone: Fábio, pena não podermos contar Gols em suas defesas impossíveis, porque, se assim o fizéssemos, juro, estaria também aí entre os primeiros Artilheiros do Fluminense.

Mais uma etapa vencida. Agora é concentrar porque maiores batalhas se avizinham e a Gana de Conquistas só cresce.


Essa é a Coluna em Três Cores de hoje

E eu sou o Anjinho Bom Tricolor

domingo, 17 de agosto de 2025

Coluna em Três Cores - Minha Caminhada com o FLU - 17/08/25 - FLU 2 x 1 FOR - 20 rodada Brasileirão 25




Viver é uma dádiva e, quando você tem a oportunidade de passar por décadas, essa existência vira uma Jornada Épica.

Agora, nessa fase de concretização de sonhos, estou podendo juntar os meus anos 70 de Ouro da Máquina aos anos de Chumbo decrépitos de séries inferiores, indo ao Ápice da América e Altiplanos do Mundo.

Minha caminhada ontem junto com uma Renovada Young FLU levou-me a um lugar que pensava não pertencer. Talvez por preconceito nunca me imaginei lá! Aliás a queria longe de mim.

Ainda bem que a maturidade nos permite experienciar novas verdades, sem preconceitos, mesmo não sendo as nossas, entendendo seu significado. 

A Sul precisa de Almas Novas, “Youngers”, no peito cravado as Três Cores, junto e aprendendo com os “Olders”. 

Ontem foi o máximo e nossos Guerreiros “Antigos” como Cano - Fábio e “Youngers” como Serna – Canobbio, nos dão a esperança de que quando estivermos lá, torcendo em outras esferas, nosso Legado estará Vivo e Forte.


Essa é Coluna em Três Cores de Hoje e

Eu sou o Cronista “Old-Young” Tricolor.

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Coluna em Três Cores - Reclamar virou vício? 13/08/25 – AME CAli 1 x 2 FLU ida 8tavas Sula





Três Jogos, três bons resultados: Grêmio, Inter e Bahia. Vejo em muitos amigos tricolores uma vontade de buscar a tristeza, sem querer olhar o Lado Bom. Agora, ganhamos o jogo contra os Capirotos de Cali e muitos estão babando de raiva!

Será que fomos amaldiçoados pela Conquista da Libertadores e Recopa? Sim! Considero a Recopa um senhor título, a enterrar de vez nossa rinha com os mulambos equatorianos. 

Precisamos ser humildes e entender que não temos elenco para suportar altos níveis de performance em todos os Campeonatos. Nem os “bam-bam-bam” têm!

Claro que as contratações, muitas vezes bisonhas, ajudam nessa ira, mas nós também cobramos desempenho imediato de muitos! Exemplo: Canobbio, Hércules, Freytes, Ignácio.

Há muitos problemas, não vou aqui encobri-los, como por exemplo o de não utilizar os jovens (de Xerém e contratados): Riquelme, Isaque, Lescano e Lavega. Tenhamos paciência e façamos o que nosso coração deveria ditar: TORCER para o FLUZÃO, no estádio que é o verdadeiro lugar de torcer, mesmo que seja a Xingar!


Essa é a Coluna em Três Cores de Hoje e

Eu sou o Cronista de Arquibancada Tricolor

domingo, 3 de agosto de 2025

Coluna em Três Cores - Desapego é Desamor?03/08/25 - FLU 1 x 0 GRE Brasileirão25




A Torcida do Fluminense está numa dicotomia de querer o Futuro com os jogadores, digamos, do Passado. Entendo isso porque muitos dos “ídolos” da Libertadores ainda estão, no nosso imaginário, como aqueles que podem resolver nossos desafios.

Não podem mais! 

No entanto não vou aqui execrá-los, senão antes defender suas histórias. O seu hoje já não tão contributivo precisa estar blindado de seu passado de honra.

Falo especificamente de Ganso, Keno e Cano. Entendo que podem contribuir como Elenco, afinal tem como ajudar jogando minutos finais, porém nunca mais como Titulares. Quero tê-los no panteão secular da Glória Eterna. Para isso os que lá estão precisam ser oferecidos à Guerra. 

Falo dos estrangeiros: Lescano e Lavega. Dos da esquadrilha 07: Wallace, Isaque e o polêmico Riquelme. Dos contratados Canobbio e Everaldo. E dos que serão agora trazidos nesta Janela.

Sei que o desapego é difícil, porém é importante preservar nossa história de Conquista com esses que agora só podem brilhar no nosso Museu.

Vence o Fluminense e quarta-feira é GUERRA!


Essa é a Coluna em Três Cores de hoje e

Eu sou o Cronista do Futuro Tricolor!

sábado, 2 de agosto de 2025

Coluna em Três Cores - A História de um Porto Feliz - Copa do Brasil oitavas Int1x2Flu


Mais uma noite de felicidade na Terra fundada por 20 Casais Açoreanos que, por darem inúmeras Festas naquelas plagas, “batizaram” o Local como Porto dos Casais e, logo depois, Porto Alegre (dos casais)

Com toda a “data vênia”, de forma inusitada, mais um casal 20 ontem engendrou a felicidade para a resistente torcida Tricolor: Serna & Everaldo.

Confesso que surpreso fiquei com esta situação! Não que ignorasse a possibilidade de vitória, afinal Alegres Lembranças sempre trazemos na Capital do Estado de Bandeira, a seu jeito, Tricolor. No entanto, não podemos diminuir a partida de “operário” de Canobbio e Martinelli; esse último o mais fiel dos trabalhadores da bola.

Nada ganhamos ainda, mas a alcunha dada ao Renato de "Pai dos Inter" se solidifica a cada jogo! 

Nosso Campeonato Gaúcho continuará no sábado e se encerra definitivamente na próxima 4ª.feira, onde esperamos deixar os farroupilhos mais uma vez tristes. Essa é a sina!


Essa é a Coluna em Três Cores de Hoje e

Eu sou o Cronista no Fandango Tricolor

Vejam as colunas disponíveis!

Coluna em Três Cores - Justiça em Jogos Grandes 02/02/26 5ª rodada Carioca BOT 0 x 1 FLU

O Fluminense foi feito para disputar e Ganhar Grandes Jogos. Não importa se por uma diferença mínima! O que nós, verdadeiros Tri...