Quem sou eu

Minha foto
Apaixonado pelo Fluminense Football Club e pelas crônicas de Nelson Rodrigues. Cronista do nosso Tricolor.

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Coluna em Três Cores - Os Rebeldes do Zuzu - 29/09/25 – FLU 2 x 0 BOT 25ª rodada Br25


Havia um grande peso no Ar. Afinal o mundo do Futebol no Maracanã estava de cabeça para baixo! Como imaginar uma catástrofe maior do que a que vinha ocorrendo nesse Clássico há mais de 3 anos?

A Equipe que entrara era a mesma do rabugento! O que não esperávamos era o banco dos “apanelados”! Pior, a panela entrou em campo. 

Mas aí cessam as coincidências. Será que vi o começo de um novo Mundo? O Mundo das Vitórias. Do Normal?

Um técnico como a parir o óbvio da vontade. Um Técnico que está lá para Vibrar e Torcer como qualquer um de nós a vermos o Duplo L renascer.

A Vontade de um Argentino 22 maluco e a serenidade de uma verdadeira Joia com o infinito 8 às costas. Até um questionado Lima, o homem que não sabe sorrir, fez a torcida delirar.

O que falar dos Bravos 15 mil de sempre? Verdadeira Expressão do enorme amor incondicional ao Clube. Eles, mais uma vez, irão inspirar e resgatar milhões. Juntos seremos, ainda em 25, levados a algum merecido podium.


Essa é a Coluna em Três Cores de hoje e 

Eu sou o Cronista Rebelde com todas as Causas Tricolor

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Coluna em Três Cores - Reflexões - 26/09/25 FLU 1 x 1 LAN Quartas Sulamericana 25



A queda da Sulamericana não poderia deixar-me tão triste. Essa efetiva derrota não foi diferente de tantas outras que vimos sofrendo após a Glória Eterna dessa nossa quadra histórica. Afinal esta competição é bem menor do que outras que estamos a jogar. Então, por quê?

A resposta é simples: mais uma vez um título muito palpável é desperdiçado!

Prefiro nem falar do fanfarrão que, dessa vez, brincou, isto sim, na Sulamericana. Falo dos jogadores que, amarrados por um jogo medíocre, preferiram não acreditar no seu talento. Mais do que ao RG7, os 11 que se revezaram em campo escolheram cumprir papéis secundários.

Há também aqueles que sequer poderiam estar no time, quanto mais vestir camisas icônicas. Falo de Everaldo que, pelo comportamento ao sair de campo, nunca mais deveria sequer ficar no Banco.

Ainda na Noite de 3ª.feira no Maracanã, prometi não voltar por um bom tempo. Cumprirei essa promessa, afinal 5 dias já é tempo suficiente para curar feridas e retornar à Batalha!

Que o novo técnico entenda o tamanho do Fluminense e de sua Torcida, que será pequena nesse domingo, mas os que lá estiverem torcerão pelo mais belo pavilhão do esporte Bretão.


Essa é a Coluna em Três Cores de hoje e

Eu sou o Cronista ainda enfermo, ferido, Tricolor.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Coluna em Três Cores - Quando as Máscaras caem é que a Realidade se impõe - 21/09/25 – VIT 0 x 1 FLU - 22 rodada

As máscaras são adereços imemoriais, invocando deuses, mas é no Teatro Grego que realmente tiveram seu valor, para indicar emoções à Plebe. No entanto a verdade sempre está por trás delas e, quando caem, temos a realidade cristalina.

Uma situação se impôs: Contusão do Lima e Cartão do Serna. A maldade foi buscada: Vamos calar a torcida! Lezcano e Lavega arrancaram a máscara do Renato. Não há mais como brigar contra a qualidade e juventude desses dois moleques.

Outra verdade por trás das máscaras. Júlio, o fidelíssimo lateral de Xerém! Não precisamos mais escondê-lo ou será que cometeremos mais essa injustiça por conta de um milionário contrato renovado?

A verdade está em nossa cara e não há máscaras que possam escondê-la.


Essa é a Coluna em Três Cores de hoje e

Eu sou o Cronista Diretor de Arte Tricolor

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Coluna em Três Cores - Agora é a Torcida que quer uma panela, mas a PANELA de PRESSÃO! 17/09/25 LAN 1 x 0 FLU 4tas Sulamericana 25




Renato, quem você pensa que é para fazer a Torcida ter Certeza da Derrota? Que bobalhão é você que insiste em colocar esse pedaço de gente, cuja principal característica é a de CHAMAR DEROTAS?

Não importa se teve bons momentos ou não. Você não acredita em carma? Esse pigmeu é sua essência!

Você já perdeu a moral com a equipe, pois se o que vi ontem é um time “tanque cheio”, preocupo-me fortemente com o resultado do Brasileirão.

Terça-Feira que vem a obrigação de classificação não irá apagar a angústia que está a provocar nos nossos corações e mentes.

Mário, não fuja, não se esconda, porque baixinho você já é. Está por acaso pedindo um lugarzinho dentro de campo, seu anão de jardim-CEO?


Essa é a Coluna em Três Cores de hoje e

Eu sou o Cronista cheio de ódio Tricolor.

domingo, 14 de setembro de 2025

Coluna em Três Cores - O Talismã Invertido - 14/09/25 – FLU 0 X 1 COR - 23ª rodada Br25


É normal que tenhamos nossas crenças, nosso querer e vontades. A confiança é algo que precisamos cultivar, mas no momento que começamos a repetir atitudes somente para provar o impossível, torna-se a grande burrice, que nasce da teimosia e do orgulho pecaminoso.

Jogar com um time todo sem entrosamento e não levar, sequer para o banco, peças que já estão encaixadas, deixa um recado que desistimos. É isso que você, Renato, quer expor?

Você, de ouvidos moucos, desprezou mais uma vez a Torcida, que é a Voz dos Deuses do Futebol. Está brincando novamente no Brasileirão? Nós vamos para a Guerra, porque pegamos ônibus, trem e metrô nessa cidade sitiada.

Vocês, em seus Land Rovers blindados e escoltados, não sabem mais o que esse sofrer nos causa!

Pare de pensar em colocar esse Talismã Invertido chamado Soteldo. É ele entrar para perdermos e na maioria das vezes por culpa dele! Sua panela com os outrora eficientes Ganso, Lima e Cano também precisa ser repensada. Você, Renato, precisa sair desse pedestal que se coloca e, de forma humilde, ouvir-nos.

Você está nos colocando em perigo e não tem esse direito.


Essa é a Coluna em Três Cores de hoje e

Eu sou o Hater do bem de Soteldo e Cia Tricolor!

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Coluna em Três Cores - Obreiros & Gênios 18/09/25 - FLU 2 x 0 BAH - 4ªs da Copa do Brasil



Nós do Fluminense estamos acostumados a Times Campeões, Craques e, principalmente, Vitórias. Eu pelo menos, aqui, dos meus mais de 50 anos de Maracanã, tenho essa certeza.

O problema é que as situações agora são aceleradas pelo mundo das “BigTechs”, que não nos têm permitido saborear nossos feitos, chorar com nossos gols e sentir o verdadeiro prazer de nossas conquistas.

Sempre queremos sofrer para o próximo jogo.

Não é questão de pôr vendas aos olhos, muito menos querer ser inocente. Falo de ser Torcedor.

Quarta-feira saí do Maracanã orgulhoso da atuação de um dos últimos craques do mundo do Futebol, chamado Thiago Silva (o sobrenome de todos os brasileiros). 

Da dedicação transformada em Corajoso Gol (ninguém queria bater o penal) e mais uma assistência de um Irmão Cisplatino, o Belo e Rústico Canobbio.

Falar de Fábio é ser repetitivo, mas o que dizer do LUXO Acosta? Ele já está pedindo passagem e de farol alto!

O FLU está “Tomando Forma” no momento exato: o momento das decisões. Foram 48 mil almas que levaram e elevaram o Nível do Time. Sabemos que Juntos e em Grande Quantidade somos praticamente invencíveis!

48 mil rostos. Nos próximos jogos quero ver 52 mil, 60 mil, 65 mil no Maraca. Sei que é possível. Pergunto agora: Você também sabe?


Essa é a Coluna em Três Cores de hoje e 

Eu sou o Cronista Saudosista do está por vir Tricolor.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Coluna em Três Cores - Temos 1 ponto aí nesse jogo ... um ponto Culposo! 01/09/25 SAN 0 x 0 FLU Brasileirão



Vontade Zero de jogar o jogo. Um empate imerecido e vergonhoso! Essa foi a sensação que tive do (des)ânimo dos jogadores do Flu. Muitos talvez com inveja do Canobbio, Samuka e do Nonato que, por motivos diferentes, não podiam sequer pisar no Campo Santo da Vila Belmiro.

Todos pareciam estar jogando obrigados, inclusive os novos contratados, como que incorporando a inépcia dos que lá estão “há séculos”!

Agora uma vergonha secular que a Torcida sentiu ao ver a saída do cansado Cano para a estreia de Igor, o Belo. Uai! Esse aí não precisa se adaptar e conhecer os companheiros, Camarada Paneleiro Renato?

Agora todos nós entraremos numa hibernação em pleno setembro. Dez dias (nota Zero) sem futebol do Flu. Tal qual erva daninha (afinal temos amor ou toxicidade de FLU?), nossa vontade e certeza de vitória contra o Bahia (ontem massacrado pelo Ascendente Mirassol) irá renascer em nosso peito.

Nós, Torcedores, amamos o Fluminense de forma incondicional. Eles (jogadores, técnico e dirigentes) só querem saber de explorá-lo!


Essa é a Coluna em Três Cores de Hoje e

Eu Sou o Cronista na Toca do Urso Tricolor.

Vejam as colunas disponíveis!

Coluna em Três Cores - Justiça em Jogos Grandes 02/02/26 5ª rodada Carioca BOT 0 x 1 FLU

O Fluminense foi feito para disputar e Ganhar Grandes Jogos. Não importa se por uma diferença mínima! O que nós, verdadeiros Tri...