Quem sou eu

Minha foto
Apaixonado pelo Fluminense Football Club e pelas crônicas de Nelson Rodrigues. Cronista do nosso Tricolor.

domingo, 27 de outubro de 2024

Coluna em 3 cores - ESCOLHAS

As palavras não são apenas aglomerado de letras para compor uma ideia ou significado. Elas trazem também uma história de evolução. Hoje a palavra ESCOLHA significa apenas decidir por um caminho. Mas não! Ela originalmente trás a ideia de Colher entre opções. Colher muitas vezes é consequência do Plantar.
Essa é a ideia que quero explorar: O que temos plantado? 

Outra ideia que precisa ser explorada tem uma pegada mais filosófico-religiosa: ESCOLHER é a renúncia de outras opções.

O Fluminense de 2.024 tem sido a síntese de ESCOLHAS erradas. A opção por caminhos já trilhados e por isso mesmo já mapeados pelos adversários. Decidir pelo mais fácil: “craques” do passado foi um deles. Preguiça advinda de conquistas recentes, o outro.

Conformar-se apenas no mínimo, com o que “vem dando certo” é de uma preguiça infinita. Escolhas autorais de jogadores desconhecidos outra covardia que afronta a realidade. A fraqueza política do nosso Clube facilita a covardia do Sistema que, nunca, terá pena dos mais fracos. Seremos sempre roubados?

Uma mudança de MENTALIDADE é urgente. Essa mudança começa no Caput: Sr. Mário Bittencourt; assuma sua responsabilidade de manter o Fluminense no seu Lugar: O Olimpo do Futebol. Renuncie ao seu orgulho! 

Mano Menezes: agradeço a esperança que nos está dando, mas chega de querer provar que é o Mago, onde todas as suas idiossincrasias serão aceitas. Pare de fazer simplesmente o que quer; Faça “apenas” o Certo e o Certo não é botar seus protegidos, muito menos velhos jogadores, que já sabemos não estão mais aptos para o futebol. Renuncie ao seu orgulho!

Jogadores: vocês estão nos envergonhado, jogo a jogo, porque procuram o mínimo, o mais fácil. Renunciem à sua preguiça física e de caráter!

A Torcida foi, é, e sempre continuará sendo o único Ser que podemos confiar. Não desista, justamente agora, nesse momento extremo. Esses que hoje vestem nossas cores só se sentem ameaçados se continuarmos a pressioná-los. Isto só ocorre Dentro do Estádio.

Mais uma vez você está sendo convocado e os Deuses do Futebol estão a te exigir mais esse sacrifício do Bezerro Tricolor.


Essa é a Coluna em 3 Cores de hoje e

Eu sou o Profeta do Apocalipse Tricolor.


“in memoriam”.. Cajuzinho.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Coluna em 3 Cores - O Suave e Doce Milagre: Cano

Esse final de 2024 está a nos reservar emoções difusas. Um “não saber para onde olhar”. Onde nossas crenças, nossas verdades, estão sendo solapadas pela realidade.
Quando muito desacreditavam, a Alma da Torcida não desistiu. Novamente nos fez renascer, como que a criar uma nova Dimensão. A Dimensão do Ressurretos. 
Aqueles 10, 12 mil de sempre nos jogos mais difíceis já se multiplicaram para 40 mil e, não duvide, terá novamente o tamanho que merece, como que a se ajoelhar em misto de oração de perdão e agradecimento.



Olhe os sinais. Um passe milimétrico de um 12 que muitos já desistiram. Encontrou as tranças de um herói subalterno de 23. Este passou para o Lateral sem expressão que arremessou de forma precisa à outra lateral, onde encontra o cabelo daquele que muitos xingam. Com que um míssil SX mirou nosso melhor jogador, que mais 1 vez estava dentro da ... Árias.

Os Deuses porém decidiram: Hoje não é o seu dia e sim daquele que ainda é o Rei da América. 

Amado por todos os Tricolores e que, sem medo, se entregou de Corpo inteiro para fazer o gol quando mais precisávamos dele. Um Tricolor do Prata, de 90 gols pelo Fluminense no Esporte de 90 minutos, sendo coroado como um dos 300 de Sparta-Gols em sua vida no Futebol.

O Rei e os Súditos se misturam no Agradecimento mútuo. Pode haver algo mais Belo? 


Essa é a Coluna em 3 Cores de hoje e 

Eu sou o Cronista de Poesia em Gol Tricolor.

sábado, 19 de outubro de 2024

Coluna em 3 Cores - Lições em uma noite especial

As alamedas ao redor do Maior do Mundo foram como que invadidas pela sanha de vingança, dentro de uma carapaça de covardia. Seria a noite das garrafas e cabeças quebradas, porque finalmente iriam vingar o 4 x 1 de 2023?


Sentiram na verdade um outro 4 x 1, o gosto do Créu na boca.

Confesso que da Aura das Marquises do Estádio Nelson Rodrigues desejei, de forma inconsciente, que o jogo terminasse no Gol de um dos mais execrados do Time, pela própria torcida. Um Lima ... Rei!

Mas estava errado. Precisava haver uma outra pintura de Gol de toques de 1ª, com inspiração de um Paulo e cujo prego a ferir viesse de outro que já estava sendo xingados por muitos. Um Gol dentro da ... Árias!

Passes precisos de um Mestre Alado; Corridas de um moleque novo de Xerém; Corrida na linha de fundo de um moleque velho, que vem sendo “Martinillizado!

Torcida, está na hora de olhar somente para as paredes eternas de nosso Partenon das Laranjeiras, o Olimpo sagrado de Deuses de futebol e protegido pela Verdadeira Torcida Eterna.

Junte-se a ela e pare de ler e de dar palco para os detratores da imprensa de 2 cores. Só nós temos as Cores da Paleta poética de Nelson Rodrigues.

Conto com você.


Essa é Coluna em 3 Cores de hoje e 

Eu sou o Cronista sempre contra os remadores afogados. Sou Tricolor.

sábado, 5 de outubro de 2024

Coluna em 3 Cores - Uma Paleta de Cores.

Estava indo para o jogo no Maracanã taciturno, pensativo.

O Relógio do Tempo não andava. A única coisa a se mover eram as gotas de uma garoa insistente. Ninguém na rua, ou será que eu estava cego? Afinal só eu trajado com a Camisa das Três Cores da Tradição. Meu óculos embaçado não conseguia ver nada.

Quando então o Maracanã se apresenta: Sólido e Suntuoso. Minhas pálpebras se abriram ao Refulgir da mais bela paleta de 3 Cores. 

Meus amigos lá estavam. Todos os 15 mil de sempre! Não seria possível outro final que não fosse a Vitória do Nosso Fluminense.
 
O Outubro Rosa novamente sorri para nós. Um Goleiro Fábio repete os milagres de Muriel. Não quero saber de mais nada. Estou Feliz, com essa vitória restauradora que exorciza todos os Falsos Magos.

Meu Mago Veste as 3 Cores. A esperança é Rosa e nosso Futuro ainda está sendo escrito.

Será que posso incluir você?

Essa é a Coluna em 3 cores de Hoje e

Eu sou o Cronista Renascido em Outubro Tricolor

Vejam as colunas disponíveis!

Coluna em Três Cores - Justiça em Jogos Grandes 02/02/26 5ª rodada Carioca BOT 0 x 1 FLU

O Fluminense foi feito para disputar e Ganhar Grandes Jogos. Não importa se por uma diferença mínima! O que nós, verdadeiros Tri...