Quem sou eu

Minha foto
Apaixonado pelo Fluminense Football Club e pelas crônicas de Nelson Rodrigues. Cronista do nosso Tricolor.

sábado, 31 de maio de 2025

Coluna em Três Cores - O Vento Norte - 30/05/25 – FLU 2 x 0 ONC - 6ª rodada Grupos Sula25



O Vento Norte normalmente é associado aos perigos do inverno e a um mitológico Monstro que, pelo seu gélido sopro, assalta e mata. 

Essa nossa despedida do Maracanã, antes da viagem ao Norte do Planeta, teve um pouco desse Clima. Poderíamos ter morrido num inverno carioca, mas não. Nossa Guerreira torcida espantou qualquer possibilidade de derrota.

É fato que o jogo se deu, praticamente, no Lado Norte do estádio. No primeiro tempo, um gol iniciático, feito por um dos, historicamente, mais questionado Guerreiro: Um Gol simples e certeiro. 

Depois, o segundo, um belo lençol de um destrambelhado atacante, que recebeu de seu conterrâneo um passe açucarado.

No tempo final, o jogo continuou do lado de lá da Sul, fazendo com que os ceguinhos como eu reclamassem. O Time apenas se resguardou, sem sofrer grandes perigos.

O Campeonato do Norte se próxima, mas lá o Vento Norte não chegará, pois jogarão no Verão hemisférico. Que o Calor de Miami e os cálidos dias na Capital do Mundo nos sejam hospitaleiros, trazendo mais alegrias. 

Os Monstros estão sendo, lentamente, mortos e virando histórias para serem contadas e eu quero aqui estar para trazê-las


Essa é a Coluna em Três Cores de hoje e

Eu sou o Monstruoso Cronista sem Norte Tricolor

domingo, 25 de maio de 2025

Coluna em Três Cores - Foi-me dado um Presente Antecipado - 25/05/25 – FLU 2 x 1 Ascuuuuu


Tricolor não se contenta com uma “vitoriazinha” contra um boneco pinóquio de pau. O Tricolor entende que para verdadeiramente jogar abençoado aos Braços ao Cristo Redentor precisa ter Vontade.

Não estávamos vendo isso nos últimos jogos. Diversas desculpas vinham sendo dadas e muitos que não foram forjados no Fogo Ardente do Amor Tricolor, começaram a normalizar a mediocridade, aceitando migalhas.

Outros também vinham desistindo no caminho, deixando conscientemente de ir a jogos, não valorizando o Grande Tesouro que lhes fora concedido, num ápice de existência terrena: a Coroa Tricolor.  

Outros até ousavam desmerecer nossas cores, pensando pequeno e valorizando técnicos que não mais estão no Clube.

Mas tal qual um Davi, um dos mais desprezados, um Claudio com C de Guga fez um antológico gol, como muitos que já vi no Maracanã: ...o do elástico do Rivellino e o “pelezístico” gol de Cano, do meio da rua. Este “tirambaço” de Guga teve as cores e sabores de um Grupo de Vontade, Determinação e Coragem.

Jogadores, Técnico e Dirigentes, espelhem-se na Torcida que esteve no Maracanã que suou e chorou dores de parto de um novo time, idêntico aos dos maiores de nossa História.


Essa é a Coluna em Três Cores de Hoje e

Eu sou o Cronista Aniversariante Tricolor

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Coluna em Três Cores - Onde se escondeu o Orgulho Tricolor? - 19/05/25 – JUV 1 x 1 FLU9ª rodada Brasileirão 25



Vejo muitos Tricolores aceitando e entendendo muitas situações de Jogo, fazendo eco ao conformismo generalizado que observamos em campo. 

Jogamos melhor no domingo? Sim. O suficiente para elogiarmos? Claro que NÃO! 

Um time sem tática, sem vontade e sem confiança. Isto foi tudo que sobrou de 2.023? Estamos jogando NADA contra adversários fraquíssimos, do final da tabela do Brasileirão; dos confins da Tabela da Série D; de um semi rebaixado do “Chinelão” e enfrentaremos agora um colombiano que ontem perdeu para um time do Pasto? Passaremos essa vergonha?

Pelo Brasileiro, jogaremos agora contra um rival e o Internacional, que são mais perigosos dos que os até agora enfrentados. Passaremos vergonha?

Torcida Tricolor: Precisamos de sua força para reverter esse marasmo, essa leseira, essa morrinha que acomete nosso Time, nosso Técnico e nossa Diretoria.

Eu estou cansado de torcer, mas continuarei reclamando “in loco” nas arquibancadas da Vida.


Essa é a Coluna em Três Cores de Hoje e

Eu sou o Cronista “Semi-Derrotado” Tricolor.

Coluna em Três Cores - Afinal: Qual é a Obrigação do Fluminense? 22/05/25 – APA 1 x 4 FLU - Copa do Brasil


Não serei aqui o chato que continuará a cantilena de que tudo está ruim e que golear um time devoto do Manto Azul de Maria foi acidente. Não foi. A diferença técnica das duas equipes, mesmo com o Baya em campo, é abissal!

Mas como explicar o domínio que nos “Aparecedeu” durante boa parte do primeiro tempo? Estivéssemos jogando contra um time um pouquinho melhor, sairíamos desclassificados nos primeiros 45 minutos.

Não caio na esparrela do discurso fácil do Renato: pouco tempo de treino, de igualdade entre séries do Brasileiro, que não há mais bobo no futebol e que a Torcida exige jogo bonito! Sugiro até que economizemos tempo e assistamos as entrevistas dele no Grêmio ou no time da lagoa: o combo é sempre o mesmo!

Não quero time jogando bonito, futebol não é desfile de “moda”, mas exijo VONTADE dos atletas com JOGADAS e TÁTICAS desenvolvidas para o Fluminense com seus jogadores atuais! Quem é responsável primordial por isso? O Técnico!

Não sou idiota para aceitar suas desculpas! Você, Renato, parece estar doente nesse seu mimimi. Exijo TRABALHO, mas parece-me que não sabe mais de onde tirar novas ideias de sua esfarrapada Cartola.


Essa é a Coluna em Três Cores de hoje e 

Eu sou o Cronista que não é Bobo Tricolor

quinta-feira, 15 de maio de 2025

Coluna em Três Cores - São os 15 mil de Sempre? - 15/05/25 FLU 2 x 0 ESP 5ª rodada Sula 25



Não, definitivamente, Não.

Temos um justo desgosto a cada jogo que acompanhamos no Maracanã, sem a desculpa de Elencos restritos, afinal, em menos de 12 meses, gastamos mais de R$ 200 mm em contratações. 

Não me venham com desculpas que o mercado mudou, que a inflação no Futebol é a tônica e que não tem mais bobo no futebol!

Tem sim! Eles estão nesses 15 mil do Maracanã!

Respeito máximo a todos aqueles “desnudados de amor próprio” que lá estavam, loucos de amor pelas Três Cores. Sei que continuaremos a ir sempre, pois não vamos por jogadores, técnicos e dirigentes (todos minúsculos) mais pelo sentimento que nos une.

Caso esses minúsculos continuarem a desrespeitar nosso pavilhão, temo que, rapidamente, não sobre mais viva-alma nos estádios, nas arquibancadas, porque dentro de campo já são todos uns mortos-vivos.


Essa é a Coluna em Três Cores de hoje e

Eu sou o Cronista insepulto Tricolor.

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Coluna em Três Cores: O Mundo de Bob Tricolor!12/05/25 – CAM 3 x 2 FLU - 8ª rodada



Quando você tem jogadores que vivem de “sortes”, um grupo técnico que adota o home-beach-office como padrão, uma diretoria que tem o pavão como símbolo e uma Torcida que, por amar muito, aceita ser corneada. Ôpa! Temos o perfeito Mundo de Bob em ação.

As desculpas e fantasias passam a compor a verdade. Como disse o TS3: Falta Caráter. Ou será que são uns “mal-caráter” mesmo?

Nem a beleza plástica de dois gols em um inusitado gramado plástico está sendo suficiente para acordá-los! Antes, a aparente certeza de que o “Alto” irá ajudá-los sempre, traz a vagabundagem para dentro do Campo.

Dessa equação, claro, retiro o Fábio e o Árias. Este último nem tão bem jogou, mas foi disparado o melhor da linha.

Renato, o Bob Fanfarrão, você está rapidamente perdendo todas as vidas que o “Deus-Torcida” lhe deu. As desculpas esfarrapadas já estão surgindo. Daqui a pouco xingará a Imprensa e até mesmo cobrará a Torcida!

Da diretoria nada mais espero, porque está sendo infame.

Torcida: TUDO que você fizer estará certo. Quem sou eu para cobrar algo?


Essa é a Coluna em 3 Cores de Hoje e

Eu sou o Cronista-Bob’s World Tricolor

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Coluna em Três Cores - Onde foi que eu errei?09/05/2025 – GVSJ 1 x 0 FLU - 4ª rodada Sula


Sou um dos que entendia a estratégia de usar time e técnico reservas na Sul-americana para não só equilibrar minutagem e dar ...oportunidade para a observação de todos no elenco, mas principalmente garantir tempo ao chamado Time Principal para novas táticas de jogo.

Mas começo a ver que esse Grupo de Jogadores e talvez mesmo o Grupo Técnico e Diretoria está levando a torcida no “papo”!

Dane-se que “todos” os times brasileiros estão dando vexame. Dane-se que temos jogos no Maracanã e que muitos pensam que já estamos classificados. Dane-se que tinha altitude e que o Time “nunca” jogou junto.

Vocês estão no escárnio com a Torcida? Depois querem pedir apoio incondicional?

Incondicional é o meu Amor ao Fluminense. Não queiram confundir paixão com a idiotice de vocês!


Essa é a Coluna em Três Cores de hoje e 

Eu sou o Cronista “desminutado” Tricolor

domingo, 4 de maio de 2025

Coluna em Três Cores - Maracanã: O nosso Divã - 04/05/25: FLU 2 x 1 SPT 6ª rodada BR25



Pelo placar, poderia ter sido mais uma vitória das inúmeras que já vimos, afinal é nossa casa. Poderia ser mais uma vez que saímos a cantar e entoar nossos Cantos de Guerra nas Rampas do Maior do Mundo. Poderia ser mais uma noite que sorriríamos aos nossos amigos de infância que estavam ao nosso lado na Arquibancada, mas que conhecêramos ali, naquela noite.

Será que estamos nos acostumando às diversas defesas estrondosas de nosso New Castilho? Será que já normalizamos os inúmeros passes milimétricos e certeiros de nosso Didi Colombiano?

Confesso, lá pelo meio do segundo tempo já estava desistindo de tudo. Seria, de fato, mais uma desilusão e eu, mesmo com toda minha experiência, não conseguia entoar os Cantos de Guerra, fruto do vexame que quase me enfartou no ano passado.

Mas aí a Realidade se impôs. A Torcida foi quem de fato deu a assistência. Foi ela quem inspirou nosso Capo di tutti capi Colombiano, numa compatriota jogada a um Serna, que deslocou o goleiro numa linda quebrada de pescoço.

Depois, num movimento de força e leveza, ultrapassou seu fugaz marcador e, como numa “ponte-aérea” de basquete, serviu agora a um centro avante que insisto chamar pelo nome: Everaldo.

New Castilho & New Didi: Fábio & Árias. Inspirados que estão pelos nossos protetores, que lá das alturas estão a nos apoiar. E nós, feito loucos, continuamos a levar nossas famílias, nossos filhos a este enorme Divã, único capaz de abraçar nossa Torcida, a verdadeira razão da existência de nosso Enorme Clube.

Parabéns: Torcida, Fábio e Árias.


Essa é a Coluna em Três Cores de hoje e 

Eu sou o Cronista das Rampas Tricolor.

quinta-feira, 1 de maio de 2025

Coluna em Três Cores - 30/04/25 FLU 1 x 0 APAREC - Copa do Brasil



Nunca pensei em falar isso: Vitória com sabor de Derrota.


Aos desavisados, pode parecer uma postura derrotista ou mesmo oposicionista. Mas estive ontem no Maracanã e o que vi foi uma postura corporal derrotada. Principalmente dos Capitães: Ganso e Renato. 

O primeiro talvez ainda descontente com sua condição física e até mesmo técnica. Vi cada passe tosco da nossa Ave...

O segundo talvez uma desilusão expressa na frase da entrevista: não temos mais craques que resolvam.

Não temos mais ladeira abaixo para descer. Agora é só o pântano da desilusão que irá no alcançar. Parece que, mesmo sabendo disso, nosso time não tem ânimo ou vontade de sair.

O Time e a Torcida estão em depressão e parece que o médico não consegue ministrar remédios para reverter o Caos que se avizinha.

Não se iludam com essa Vitória: ela tem gosto de Derrota.

O único remédio que vejo possível é a Torcida, aquela que decidir, mesmo triste, ir no sábado, continuar a tentar apoiar durante o jogo. Agora, se continuarmos a ver esse desânimo e desinteresse, é continuar a vaiar, na hora que quiser. Eu vaiarei no final do jogo.


Essa é a Coluna em Três Cores de hoje e

Eu sou o Cronista Deprimido Tricolor.

Vejam as colunas disponíveis!

Coluna em Três Cores - Justiça em Jogos Grandes 02/02/26 5ª rodada Carioca BOT 0 x 1 FLU

O Fluminense foi feito para disputar e Ganhar Grandes Jogos. Não importa se por uma diferença mínima! O que nós, verdadeiros Tri...